Publicado em 26/06/2024 11h36 | Atualizado em 27/06/2024 13h45
A embaixada da Eslovênia celebra, com exposição de fotos da jornalista e fotógrafa Claudia Godoy, o Dia Mundial da Abelha, nesta quinta-feira, dia 27, às 19h, no foyer do Plenário da Câmara Legislativa do DF. A exposição ficará em exibição até o início de agosto.
Serão exibidas 30 fotografias do projeto esloveno no Quilombo África, em Moju, que fica cerca de 3,5 horas de Belém. A embaixada iniciou a instalação de um meliponário com cerca de 30 colmeias que deverão ajudar a comunidade a preservar a Floresta Amazônica, além de garantir uma renda extra. As abelhas introduzidas no Quilombo África são da espécie nativa do Brasil, sem ferrão, o que facilita a criação por mulheres e crianças. As legendas das fotos são em forma de cordel, literatura típica do Nordeste brasileiro.
A embaixadora da Eslovênia, Mateja Kracun, já até colheu o primeiro mel do meliponário do Quilombo África. A diplomata fez questão de servir o mel durante a primeira exposição das fotos do projeto, na residência oficial da embaixadora, no mês de maio, em Brasília. Na ocasião, ela lembrou a importância das abelhas para a biodiversidade do planeta e para a garantia da vida das próximas gerações.
“Como jornalista, eu, Claudia Godoy, acompanhei a equipe da embaixada da Eslovênia em duas visitas ao Quilombo África para registrar com fotos e textos o belíssimo projeto esloveno. Posso dizer que foi um prazer estar presente e perceber o quanto a Eslovênia respeita e protege as abelhas, animais essenciais para a vida do planeta. Fiquei emocionada em vários momentos da viagem com a atenção e amor que a equipe eslovena trabalha a questão da proteção de um ser tão pequeno mas tão importante para a Humanidade.”
A Eslovênia é a terra natal de Anton Janša, o pai da apicultura moderna. Em função dos estudos de Janša, as Nações Unidas instituíram o Dia Mundial da Abelha, lembrado todo dia 20 de maio no planeta. Este dia funciona como um alerta da importância da preservação das abelhas, responsáveis pela polinização de cerca de 90% das frutas e verduras. As abelhas hoje são ameaçadas por pesticidas usados indiscriminadamente nas lavouras.